Pular para o conteúdo principal
Cavalhada - Malhada/1980

Na foto temos alguns cavaleiros que faziam parte da Cavalhada de Santa Cruz.Essa foto foi tirada em frente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.Segundo as depoentes Dalva Farias dos Santos e Maria  de Cornélio:A Cavalhada de Santa Cruz acontecia juntamente com os festejos de Santa Cruz,e já  ocorria desde a década de 1940.
Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo(1962), registra CAVALHADA como desfile a cavalo, corrida de cavaleiros, jogos de canas, jogo de argolinhas.De origem ibérica, a cavalhada ou argolinha recorda os torneios equestres medievais.  Chegou até os romanos, que a tinha como parte das procissões cívicas, triunfos e festividades sacras, depois a Portugal e, daí foi importada para o Brasil.
Faziam parte das festividades cívicas e religiosas e, alguns anos depois, dos nossos costumes e folguedos populares. A cavalhada também podia, independente dessas festividades, ser uma festa em si mesma já que acontecia durante vários dias.
Com características trazidas da Europa – desfile de cavalos, corridas de cavaleiros, jogos de canas, manequim, manilhas e argolinhas –, a cavalhada espalhou-se pelo Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e Goiás.O torneio é dividido em três partes, obrigatoriamente nessa ordem: visita à Igreja, corrida de argolinhas e escaramuças.
 visita à Igreja ocorre quando os cavaleiros, devidamente paramentados, marcham, em dupla fila, na cadência do som da orquestra regional de pífanos e zabumba, conhecida como “Esquenta Mulher”. Em frente à Igreja, eles iniciam o ritual de saudação: tiram os chapéus, benzem-se em frente ao mastro e á igreja  como sinal de reconhecimento pela religião que escolheram. Descem de seus cavalos e vão até o altar onde colocam seus buquês com os pedidos ao padroeiro para que o torneio tenha sucesso.Ao fim do ritual de saudação, seguem para o local destinado ao torneio. Ali, a galope, ao se aproximarem das pontas ou fim da pista, dão três voltas por dentro e três voltas por fora dos postes.
 O torneio da cavalhada se encerra com a Retirada: os pares seguram mutuamente às rédeas, fazem um desfile em frente ao palanque e, em sinal de gratidão,  agitam os chapeús na direção do público. Em algumas cavalhadas, existindo ou não uma procissão, faz-se o Agradecimento, onde o primeiro matinador, diante da Igreja , agradece e abraça todos os companheiros pelos serviços prestados. No início da noite, os cavaleiros recolhem-se às suas casas.
Ainda segundo as depoentes citadas,em Malhada a Cavalhada acompanhava, a Procissão de Santa Cruz,assistiam a missa e em seguida partiam para a realização da Corrida de Argolinha.Na sua maioria os cavaleiros eram de Malhada,Curralinho , Pedrinhas e Tomé Nunes.
De 2005 para cá,a Cavalhada continua acontecendo,todo dia 12 de outubro,em louvor a Nossa Senhora Aparecida,onde cavaleiros vindos de todo o município,participam da Procissão,da Missa e em seguida encerram com almoço a todos os participantes.
È interessante notar que o ritual de cavalhada também acontece na comunidade  malhadense quilombola de Parateca nos festejos de Nossa Senhora Santana,como ritual religioso tradicional que perpassa gerações e gerações.
 Foto do acervo pessoal de Florisvaldo Magalhães da década de 1980
Acervo pessoal de Florisvaldo Magalhães
Texto sobre Cavalhada no link:

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniforme Escolar ECPAM-Década de 1980 Criado para igualar ricos e pobres nas salas de aula, a vestimenta igual para todos, foi também considerada um dos símbolos mais importante para algumas instituições. Para os pais, o uniforme era uma forma de gastar menos com a roupa dos filhos. A durabilidade, o preço e a praticidade são outros aspectos considerados importantes.   Atualmente, a questão da segurança no trajeto casa-escola-casa também ganha importância. Em contrapartida, em caso de acidente, o estudante é imediatamente identificado, favorecendo o socorro e contato com familiares. O uniforme escolar esteve sempre ligado ao modo de vida das pessoas, seguindo as tendências da moda, da política, da sociedade. Ao mesmo tempo em que desenvolve o sentimento de pertencimento a um grupo, importante ao desenvolvimento psico-social da criança, o uniforme aprofunda a ligação com o estabelecimento de ensino e o espírito de equipe". Ao longo de sua história, o modelo, tecido, as ...
Enchente em Malhada/Bahia-Ano de 1979 O “Velho Chico” é um rio dócil, de águas tranqüilas que descem da Serra da Canastra, em Minas Gerais, percorrendo das suas nascentes até o Oceano Atlântico com 3.161 quilômetros, abrangendo 640 mil quilômetros quadrados de bacia hidrográfica do São Francisco, envolvendo os Estados de Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de Minas Gerais e parte do Estado de Goiás. Correndo no seu curso natural em extrema lentidão, numa velocidade que oscila entre 0,70 cm a 1,10 metros por segundo, o “Velho Chico” parece está dormindo o tempo todo. Em alguns trechos a sua velocidade não atinge nem 7 quilômetros por hora, principalmente na região do Sub -Médio São Francisco,  entre Juazeiro-Ba e Pirapora-MG. Entretanto, periodicamente, a cada 3 décadas,  ele desperta do seu sono transbordando e elevando o seu nível em até 10 metros em sentido vertical e, sem dó, invade as cidades ribeirinhas . Geralmente, as chuvas, nas cabeceiras do "Velho Chico...
Posse do Prefeito Inácio Souza Lima-1971 Na foto temos a posse do 3º prefeito de Malhada,o Senhor Inácio Souza Lima(esse que está com a mão estendida fazendo o juramento.Foram identificados,da esquerda para a direita:vereador José Almeida,Inácio Souza Lima(In Memorian),Seu Salvador Cardoso(de paletó branco),Vereador Aliomar Frota,Vereador Arquimedes Fernandes,Marieta Souza(irmã de finado Inácio-In Memorian).Ele governou o nosso município durante dois anos(1971 e 1972),em tão pouco tempo de gestão,muito fez pelo nossa Malhada,mostrando ser um político empreendedor e competente.Pernambucano,aqui chegando constituiu família com Dona Guiomar,tendo como filhos:Soraia,Marilinda,Simone,Santa,Miriam,Geciara,Dr. Inácio Dentista e  entrou para o mundo da política.Inácio durante a sua gestão,instalou 49 escolas municipais primárias,03 classes de Mobral,concluiu o Grupo Escolar Presidente Médici,instalou o Antigo Ginasial,através do Educandário Cenecista Professora Alice Maria com turmas de...