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Inspetor Escolar de Malhada-Década de 1950

Na foto temos o Senhor Theodoro dos Santos Farias(in memorian),popularmente conhecido como Dodô Farias.Segundo a depoente Dalva Farias dos Santos e Dona Jeruza Neves,ele foi um dos primeiros inspetores escolares de Malhada e também um dos melhores pedreiros da região.Trabalhou como pedreiro na construção da Ponte que liga Alto Bonito a Julião em Malhada,e também no Cais de Carinhanha na década de 1940.De acordo a Publicação Mapeamento Cultural de Caio Danieli,em 1948 deu-se inicio a Construção do Cais de Carinhanha pela Comissão do Vale do Rio São Francisco. Atuou como inspetor escolar das escolas Primárias de Malhada na década de 1950.O foco maior desse artigo é citar a importância do Inspetor Escolar na Educação do século XX.De acordo o Artigo: “Termos de inspeção: o papel do inspetor escolar na avaliação didático-pedagógica e material escolar (1934) de Márcia Marlene Stentzler”:
Nas primeiras décadas do Século XX, o inspetor escolar exerceu um papel preponderante em escolas de cidades do interior, avaliando e orientando o processo de ensino e aprendizagem. O inspetor fazia recomendações, repreensões e determinava encaminhamentos didático-pedagógicos, visando o ensino e a aprendizagem, em conformidade com padrões e normas do período. Apontava dificuldades e potencialidades de cada professora e dos estudantes. Também ministrava aulas-modelo. Citando Barbosa (1997, p.67-68) ela diz : é da competência desse profissional relatar as condições materiais, ser um conhecedor da ciência visando dar suporte pedagógico aos docentes que estão no início da carreira e por isso tenham “falta de experiência e de habilidade do manejo das aulas”. Sua atuação como fiscalizador é a mais antiga, “exercendo vigilância sobre as atividades desenvolvidas na escola” e, na medida em que se dedica ao “exercício da pesquisa [realizando] consulta constante das obras pedagógicas e das inovações” educacionais, o inspetor “é um verdadeiro profissional que enfoca os problemas cientificamente e resolve as dificuldades do ensino usando múltiplos recursos”. Em 1930, como primeira iniciativa do governo Vargas foi criado o Ministério da Educação e de Saúde Pública. O trabalho dos inspetores escolares, como profissionais encarregados de acompanhar a educação, estabeleceu-se também como uma forma de controle : detalhando aspectos do prédio e suas dependências, do mobiliário, do material didático, da escrituração, da disciplina em geral, das funções escolares, da matrícula e frequência, do ensino, da servente e da Escola Complementar. 
Ler o artigo completo em:
Acervo de Jeruza Neves

Acervo Pessoal de Jobélia Farias



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