Inspetor Escolar de Malhada-Década de 1950
Na foto temos o Senhor Theodoro dos Santos Farias(in memorian),popularmente conhecido como Dodô Farias.Segundo a depoente Dalva Farias dos Santos e Dona Jeruza Neves,ele foi um dos primeiros inspetores escolares de Malhada e também um dos melhores pedreiros da região.Trabalhou como pedreiro na construção da Ponte que liga Alto Bonito a Julião em Malhada,e também no Cais de Carinhanha na década de 1940.De acordo a Publicação Mapeamento Cultural de Caio Danieli,em 1948 deu-se inicio a Construção do Cais de Carinhanha pela Comissão do Vale do Rio São Francisco. Atuou como inspetor escolar das escolas Primárias de Malhada na década de 1950.O foco maior desse artigo é citar a importância do Inspetor Escolar na Educação do século XX.De acordo o Artigo: “Termos
de inspeção: o papel do inspetor escolar na avaliação didático-pedagógica e
material escolar (1934) de Márcia Marlene Stentzler”:
Nas primeiras décadas do
Século XX, o inspetor escolar exerceu um papel preponderante em escolas de
cidades do interior, avaliando e orientando o processo de ensino e aprendizagem.
O inspetor fazia recomendações, repreensões e determinava encaminhamentos
didático-pedagógicos, visando o ensino e a aprendizagem, em conformidade com padrões
e normas do período. Apontava dificuldades e potencialidades de cada professora
e dos estudantes. Também ministrava aulas-modelo. Citando Barbosa (1997,
p.67-68) ela diz : é da competência desse profissional relatar as condições materiais,
ser um conhecedor da ciência visando dar suporte pedagógico aos docentes que
estão no início da carreira e por isso tenham “falta de experiência e de habilidade
do manejo das aulas”. Sua atuação como fiscalizador é a mais antiga, “exercendo
vigilância sobre as atividades desenvolvidas na escola” e, na medida em que se
dedica ao “exercício da pesquisa [realizando] consulta constante das obras
pedagógicas e das inovações” educacionais, o inspetor “é um verdadeiro profissional
que enfoca os problemas cientificamente e resolve as dificuldades do ensino
usando múltiplos recursos”. Em 1930, como primeira iniciativa do governo Vargas
foi criado o Ministério da Educação e de Saúde Pública. O trabalho dos
inspetores escolares, como profissionais encarregados de acompanhar a educação,
estabeleceu-se também como uma forma de controle : detalhando aspectos do
prédio e suas dependências, do mobiliário, do material didático, da escrituração,
da disciplina em geral, das funções escolares, da matrícula e frequência, do ensino,
da servente e da Escola Complementar.
Ler o artigo completo em:
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| Acervo de Jeruza Neves |
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| Acervo Pessoal de Jobélia Farias |


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