Pular para o conteúdo principal
Piquenique na Ilha de Malhada/Década de 1960


Um piquenique (do francês pique-nique) é uma atividade de entretenimento que consiste na realização de uma refeição ao ar livre, como um lanche ou almoço. O termo está associado à uma atividade idílica, simples ou mesmo romântica. Geralmente os lugares escolhidos são campos, florestas e Parques, para usufruir do contato com a natureza e a vida selvagem. É uma prática muito difundida na América do Norte e do Sul ,Europa, OceaniaEuropaOceania e Japão.Oxford English Dictionary define um piquenique como um evento social de lazer em que cada pessoa presente contribui com uma parcela das provisões. Um lazer festivo incluindo uma excursão à um ponto, geralmente no campo, onde a refeição é consumida ao ar livre. O piquenique evoca o ato de compartilhar e a convivialidade, hoje associados ao lazer, mas outrora ligado aos trabalhos coletivos realizados ao ar livre. O hábito pode ser uma reminiscência ainda mais antiga, remontando aos primórdios dos seres humanos, quando o ato de comer era sempre uma atividade nômade.O hábito de se realizarem refeições ao ar livre, dentro de sociedades civilizadas, remontam o próprio advento da civilização. Os antigos babilônios realizavam refeições ao ar livre fora das cidades, juntamente do rei e de sacerdotes, durante as comemorações do ano novo. Esta refeição possuía um caráter ritualístico, mas também festivo.Os piqueniques acontecem em espaços públicos próximos da natureza, como parques, montanhas, bosques, praias, ou mesmo em áreas de repouso de auto-estradas, durante os meses mais quentes do ano. A refeição tem como base comidas de fácil preparo e transporte (sanduíches, frutas, ovos cozidos, biscoitos), além de bebidas. Deve-se evitar produtos perecíveis. Tradicionalmente, os alimentos são transportados até o sítio do evento dentro de uma cesta ou samburá, e são dispostos em um lençol apropriado (geralmente com motivos de estampa xadrez) sobre o solo, em torno dos quais os comensais se alojam. Existem também locais públicos que já contam com mesas de piquenique. Variações do cardápio podem incluir pratos preparados ou quentes, e que variam segundo a cultura e as preferências locais. Uma possibilidade é que os pratos sejam preparados no local do piquenique, como é o caso do churrasco, bastante popular em eventos festivos do Brasil e do cone sul.Atividades de lazer são frequentes em piqueniques, e podem incluir jogos com bolas, nado, jogo de peteca, pipas, jogos de cartas e atividades lúdicas e musicais.
A Ilha de Malhada,comunidade que pertence ao município de Malhada,historicamente foi um lugar de se realizar piqueniques.Na foto temos um piquenique realizado pela Familia Barral de Carinhanha,na localidade de Ilha de Malhada,casa do Sr Mané Feio,na década de 1960.

Post: Josedalva Farias
Foto do Face do Sr Honorato Ribeiro.
Foto de Honorato Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniforme Escolar ECPAM-Década de 1980 Criado para igualar ricos e pobres nas salas de aula, a vestimenta igual para todos, foi também considerada um dos símbolos mais importante para algumas instituições. Para os pais, o uniforme era uma forma de gastar menos com a roupa dos filhos. A durabilidade, o preço e a praticidade são outros aspectos considerados importantes.   Atualmente, a questão da segurança no trajeto casa-escola-casa também ganha importância. Em contrapartida, em caso de acidente, o estudante é imediatamente identificado, favorecendo o socorro e contato com familiares. O uniforme escolar esteve sempre ligado ao modo de vida das pessoas, seguindo as tendências da moda, da política, da sociedade. Ao mesmo tempo em que desenvolve o sentimento de pertencimento a um grupo, importante ao desenvolvimento psico-social da criança, o uniforme aprofunda a ligação com o estabelecimento de ensino e o espírito de equipe". Ao longo de sua história, o modelo, tecido, as ...
Enchente em Malhada/Bahia-Ano de 1979 O “Velho Chico” é um rio dócil, de águas tranqüilas que descem da Serra da Canastra, em Minas Gerais, percorrendo das suas nascentes até o Oceano Atlântico com 3.161 quilômetros, abrangendo 640 mil quilômetros quadrados de bacia hidrográfica do São Francisco, envolvendo os Estados de Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de Minas Gerais e parte do Estado de Goiás. Correndo no seu curso natural em extrema lentidão, numa velocidade que oscila entre 0,70 cm a 1,10 metros por segundo, o “Velho Chico” parece está dormindo o tempo todo. Em alguns trechos a sua velocidade não atinge nem 7 quilômetros por hora, principalmente na região do Sub -Médio São Francisco,  entre Juazeiro-Ba e Pirapora-MG. Entretanto, periodicamente, a cada 3 décadas,  ele desperta do seu sono transbordando e elevando o seu nível em até 10 metros em sentido vertical e, sem dó, invade as cidades ribeirinhas . Geralmente, as chuvas, nas cabeceiras do "Velho Chico...
Carpinteiro de Malhada/1980 Na foto temos o carpinteiro de Malhada ,Senhor Aurindo Moura,filho de Marcelina Pereira Moura(In Memorian)e Vei de Cazuza(In Memorian).Ele exercia essa profissão desde a década de 1970.Seu Aurindo(In Memorian) era o esposo de Dona Tereza,pai de Bela,Diro,Vinícius...Ele nasceu em 1937 e faleceu com a idade de 54 anos no ano de 1991.A foto é da década de 1980 e ele está no campo de bola de Malhada.Ao seu lado  só conseguimos identificar Seu Tomás pescador. Post: Josedalva Farias Foto e depoimento de Izabel Cristina(Sua filha)