Pular para o conteúdo principal
Casa de Oração em Malhada/Bahia-1730

Estudando a dissertação de Gabriela  Amorim Nogueira(2011), cujo título: “VIVER POR SI”, VIVER PELOS SEUS: FAMÍLIAS E COMUNIDADES DE ESCRAVOS E FORROS NO “CERTAM DE SIMA DO SAM FRANCISCO” (1730-1790)nas páginas:50 a 59 ela diz:
“O fator religioso muito contribuiu com o processo de povoamento do Médio São Francisco. As práticas religiosas (casamentos, batizados, celebrações) contribuíam para o dinamismo das Freguesias. A Igreja Matriz e algumas capelas se tornaram espaços de aglomeração de pessoas, portanto  contribuindo com o dinamismo da região .Muitos escravos e forros das fazendas dos Guedes de Brito preferiam batizar seus filhos na bonita Gruta da Lapa. Além do Santuário e da Matriz, outros espaços, como capelas e oratórios, serviram para, além das cerimônias de casamentos, batizados e celebrações religiosas, outras sociabilidades. Os mais citados são as capelas de:
- Santa Ana da Parateca;
 - Nossa Senhora do Rosário de Bom Jardim;
- Santa Ana de Caitité;
- Nossa Senhora de Madre de Deos de Montes Altos e também os
- Oratórios e casas de orações de Malhada, Carinhanha, Cajoeiro.
Esses lugares, a princípio dedicados às práticas religiosas, tiveram suas “funções” redimensionadas  a partir das experiências de africanos, crioulos, indígenas, portugueses e outros brasileiros que se entrelaçavam nas redes de convívio forjadas em cada locus social do
“Certam de Sima”. Alargaram a possibilidade de encontros entre africanos e seus descendentes  escravos com pessoas de diferentes segmentos sociais. Ali desenvolviam relações de amizades, afetivas e, também, comerciais, ao tempo em que reforçavam aquelas antes constituídas. Certamente, africanos e crioulos souberam aproveitar as possibilidades de estreitar laços afetivos.”

Leia a dissertação completa em:


Post:Josedalva Farias dos Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniforme Escolar ECPAM-Década de 1980 Criado para igualar ricos e pobres nas salas de aula, a vestimenta igual para todos, foi também considerada um dos símbolos mais importante para algumas instituições. Para os pais, o uniforme era uma forma de gastar menos com a roupa dos filhos. A durabilidade, o preço e a praticidade são outros aspectos considerados importantes.   Atualmente, a questão da segurança no trajeto casa-escola-casa também ganha importância. Em contrapartida, em caso de acidente, o estudante é imediatamente identificado, favorecendo o socorro e contato com familiares. O uniforme escolar esteve sempre ligado ao modo de vida das pessoas, seguindo as tendências da moda, da política, da sociedade. Ao mesmo tempo em que desenvolve o sentimento de pertencimento a um grupo, importante ao desenvolvimento psico-social da criança, o uniforme aprofunda a ligação com o estabelecimento de ensino e o espírito de equipe". Ao longo de sua história, o modelo, tecido, as ...
Enchente em Malhada/Bahia-Ano de 1979 O “Velho Chico” é um rio dócil, de águas tranqüilas que descem da Serra da Canastra, em Minas Gerais, percorrendo das suas nascentes até o Oceano Atlântico com 3.161 quilômetros, abrangendo 640 mil quilômetros quadrados de bacia hidrográfica do São Francisco, envolvendo os Estados de Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de Minas Gerais e parte do Estado de Goiás. Correndo no seu curso natural em extrema lentidão, numa velocidade que oscila entre 0,70 cm a 1,10 metros por segundo, o “Velho Chico” parece está dormindo o tempo todo. Em alguns trechos a sua velocidade não atinge nem 7 quilômetros por hora, principalmente na região do Sub -Médio São Francisco,  entre Juazeiro-Ba e Pirapora-MG. Entretanto, periodicamente, a cada 3 décadas,  ele desperta do seu sono transbordando e elevando o seu nível em até 10 metros em sentido vertical e, sem dó, invade as cidades ribeirinhas . Geralmente, as chuvas, nas cabeceiras do "Velho Chico...
Carpinteiro de Malhada/1980 Na foto temos o carpinteiro de Malhada ,Senhor Aurindo Moura,filho de Marcelina Pereira Moura(In Memorian)e Vei de Cazuza(In Memorian).Ele exercia essa profissão desde a década de 1970.Seu Aurindo(In Memorian) era o esposo de Dona Tereza,pai de Bela,Diro,Vinícius...Ele nasceu em 1937 e faleceu com a idade de 54 anos no ano de 1991.A foto é da década de 1980 e ele está no campo de bola de Malhada.Ao seu lado  só conseguimos identificar Seu Tomás pescador. Post: Josedalva Farias Foto e depoimento de Izabel Cristina(Sua filha)