O surubim do Rio São Francisco/Malhada/Ba: 1980-1990
O surubim (Pseudoplatystoma corruscans) é um peixe de couro que apresenta corpo alongado com uma grande cabeça provida de barbilhões, sendo a maior e mais valiosa espécie da Bacia do São Francisco. Existem relatos de surubins com mais de 120 Kg capturados no Rio São Francisco, entretanto atualmente dificilmente um surubim deste tamanho é capturado. Durante o dia, é encontrado em locais muito profundos na calha do Rio São Francisco, principalmente em áreas de leito rochoso. Possui maior atividade comportamental à noite, quando sai para caçar suas presas também em áreas de remanso do rio.Durante o período chuvoso, realiza longas migrações rio acima para reproduzir, e após a desova, seus milhares de ovos pequenos e livres seguem em direção às lagoas marginais para desenvolvimento. O surubim é o maior peixe predador do Rio São Francisco e possui hábito alimentar exclusivamente piscívoro.Esta espécie é altamente visada pelos pescadores amadores e profissionais devido ao grande porte corporal e à excelente qualidade de sua carne. Devido a este fato, sua população tem diminuído drasticamente ao longo da bacia do Rio São Francisco. Não é considerada uma espécie ameaçada de extinção, mas medidas conservacionistas devem ser implementadas visando a manutenção de sua viabilidade populacional a longo prazo nesta bacia.Nas fotos abaixo temos:
Foto 1: Foi tirada na Beira do Rio São Francisco em Malhada Bahia,no Porto de Baiano.Essa foto pertence ao Sr Uzias Batista e nela aparece os pescadores: Erminio de Naninha(In Memorian) e o seu filho Sefas(Tê).Uma das crianças identificadas foi Eltim de Carminha.Eles tinham acabado de chegar da pescaria,trazendo esse surubim com o peso de mais de 40 kilos. Ano de 1998.Depoente:Uzias Batista.
Foto 2:Essa foto foi encontrada no face de Tharcisio Braga ,nela aparece o pescador profissional de Carinhanha,conhecido como Senhor Xangô(Camisa Listrada).O surubim também tem aproximadamente mais de 40 kilos. Data provavél :década de 1980.
Fonte do texto em:
Post: Josedalva Farias
Foto 1
Foto 2
Comentários
Postar um comentário