Pular para o conteúdo principal

O surubim do Rio São Francisco/Malhada/Ba: 1980-1990

O surubim (Pseudoplatystoma corruscans) é um peixe de couro que apresenta corpo alongado com uma grande cabeça provida de barbilhões, sendo a maior e mais valiosa espécie da Bacia do São Francisco.  Existem relatos de surubins com mais de 120 Kg capturados no Rio São Francisco, entretanto atualmente dificilmente um surubim deste tamanho é capturado. Durante o dia, é encontrado em locais muito profundos na calha do Rio São Francisco, principalmente em áreas de leito rochoso. Possui maior atividade comportamental à noite, quando sai para caçar suas presas também em áreas de remanso do rio.Durante o período chuvoso, realiza longas migrações rio acima para reproduzir, e após a desova, seus milhares de ovos pequenos e livres seguem em direção às lagoas marginais para desenvolvimento. O surubim é o maior peixe predador do Rio São Francisco e possui hábito alimentar exclusivamente piscívoro.Esta espécie é altamente visada pelos pescadores amadores e profissionais devido ao grande porte corporal e à excelente qualidade de sua carne. Devido a este fato, sua população tem diminuído drasticamente ao longo da bacia do Rio São Francisco. Não é considerada uma espécie ameaçada de extinção, mas medidas conservacionistas devem ser implementadas visando a manutenção de sua viabilidade populacional a longo prazo nesta bacia.Nas fotos abaixo temos:
Foto 1: Foi tirada na Beira do Rio São Francisco em Malhada Bahia,no Porto de Baiano.Essa foto pertence ao Sr Uzias Batista e nela aparece os pescadores: Erminio de Naninha(In Memorian) e o seu filho Sefas(Tê).Uma das crianças identificadas foi Eltim de Carminha.Eles tinham acabado de chegar da pescaria,trazendo esse surubim com o peso de mais de 40 kilos. Ano de 1998.Depoente:Uzias Batista.
Foto 2:Essa foto foi encontrada no face de Tharcisio Braga ,nela aparece o pescador profissional de Carinhanha,conhecido como Senhor Xangô(Camisa Listrada).O surubim também tem aproximadamente mais de 40 kilos. Data provavél :década de 1980.
Fonte do texto em:
Post: Josedalva Farias
                                                    Foto 1
                                                        Foto 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniforme Escolar ECPAM-Década de 1980 Criado para igualar ricos e pobres nas salas de aula, a vestimenta igual para todos, foi também considerada um dos símbolos mais importante para algumas instituições. Para os pais, o uniforme era uma forma de gastar menos com a roupa dos filhos. A durabilidade, o preço e a praticidade são outros aspectos considerados importantes.   Atualmente, a questão da segurança no trajeto casa-escola-casa também ganha importância. Em contrapartida, em caso de acidente, o estudante é imediatamente identificado, favorecendo o socorro e contato com familiares. O uniforme escolar esteve sempre ligado ao modo de vida das pessoas, seguindo as tendências da moda, da política, da sociedade. Ao mesmo tempo em que desenvolve o sentimento de pertencimento a um grupo, importante ao desenvolvimento psico-social da criança, o uniforme aprofunda a ligação com o estabelecimento de ensino e o espírito de equipe". Ao longo de sua história, o modelo, tecido, as ...
Enchente em Malhada/Bahia-Ano de 1979 O “Velho Chico” é um rio dócil, de águas tranqüilas que descem da Serra da Canastra, em Minas Gerais, percorrendo das suas nascentes até o Oceano Atlântico com 3.161 quilômetros, abrangendo 640 mil quilômetros quadrados de bacia hidrográfica do São Francisco, envolvendo os Estados de Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de Minas Gerais e parte do Estado de Goiás. Correndo no seu curso natural em extrema lentidão, numa velocidade que oscila entre 0,70 cm a 1,10 metros por segundo, o “Velho Chico” parece está dormindo o tempo todo. Em alguns trechos a sua velocidade não atinge nem 7 quilômetros por hora, principalmente na região do Sub -Médio São Francisco,  entre Juazeiro-Ba e Pirapora-MG. Entretanto, periodicamente, a cada 3 décadas,  ele desperta do seu sono transbordando e elevando o seu nível em até 10 metros em sentido vertical e, sem dó, invade as cidades ribeirinhas . Geralmente, as chuvas, nas cabeceiras do "Velho Chico...
Carpinteiro de Malhada/1980 Na foto temos o carpinteiro de Malhada ,Senhor Aurindo Moura,filho de Marcelina Pereira Moura(In Memorian)e Vei de Cazuza(In Memorian).Ele exercia essa profissão desde a década de 1970.Seu Aurindo(In Memorian) era o esposo de Dona Tereza,pai de Bela,Diro,Vinícius...Ele nasceu em 1937 e faleceu com a idade de 54 anos no ano de 1991.A foto é da década de 1980 e ele está no campo de bola de Malhada.Ao seu lado  só conseguimos identificar Seu Tomás pescador. Post: Josedalva Farias Foto e depoimento de Izabel Cristina(Sua filha)