Otacílio Lopes-Escrivão de Paz,Tabelião,Liderança Política de Iuiú
Otacilio Lopes,nasceu em Bonito(atual Igaporã,nesse tempo,pertencia a cidade de Caetité)) em 24/11/1903.Casou-se com Dona Edite Frota,ela natural de Maniaçú,distrito de Caetité.Em 1948,mudou-se para Iuiú e aqui constituiu família,tendo como filhos:Diva,Teresinha,Walter,Toni,Wagner...Assim que chegou em Iuiú,passou a morar em Morrinhos e foi designado pelo então Governador Juracy Magalhães e Sr Alipio Moura(prefeito de Carinhanha),para assumir todos os cartórios de Iuiú.Com o seu modesto trabalho,passou a distinguir-se como importante liderança da região,configurando-se ao lado do Senhor Abílio Pereira e Marcelino Dias(ex-vereadores de Iuiú).Conseguiu trazer diversos benefícios para Iuiú,ainda quando pertencíamos a cidade de Carinhanha,o primeiro grupo escolar do distrito.Ao lado de Seu Abílio Pereira,conseguiram também a construção da barragem de Iuiú.Sempre esteve ao lado de grandes lideranças civis,militares,eclesiásticas e hospedava muitas lideranças em sua humilde residência,entre eles o Sr Chico Pinto,ex prefeito de Carinhanha.Abaixo segue uma dedicatória a Seu Otacílio Lopes produzida pelo seu filho querido Walter Lopes Frota:
Nem era tão velho assim. Sua cabeleira era alvinha. Mas isso é uma característica da família Lopes. Portanto, se a população o chamava de O Véi, era como uma manifestação de carinho.
Aqui estou eu entre O Véi a Dona Edite, meus pais. Aqueles que tiveram a ousadia (coragem) de encarar o sacrifício e mandar três dos seus filhos para estudar na capital. Não foi fácil. Dinheiro em Iuiú, era coisa rara. E, como os demais habitantes, esse metal era escasso nos seus bolsos. Mas eles encararam o desafio e nos mandou para Carinhanha e, posteriormente, para Salvador.
Não é à toa que muitos dão-lhes a honra de heróis. Era, de fato, um ato de heroísmo dadas as dificuldades que ali se encerrava.
O político.
Foi Seu Otacílio (O Véi) um político desde os primeiros momentos vividos em Iuiú, Primeiro em Morrinho depois em Iuiu, na época, Roçadinho.
Foi Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil e tabelião de Notas. Com esse mister, conheceu toda população do Distrito de Iuiu, Rural e Urbana. Conheceu e chamava-os pelo nome.
Era amante da legalidade, do direito de cada cidadão. A honestidade era a sua religião.
Foi anfitrião de padres, prefeitos, ou qualquer autoridade que visitava Iuiu. Recebia-os na sua modesta casa mas com satisfação.
Era um batalhador em busca de benefícios para a localidade. Lutou e conseguiu o primeiro prédio escolar de Iuiu, o hoje Colégio Duque de Caxias. Ela, na sua concepção, uma escola modesta. Não haviam os recurso de que se dispõem hoje. Compunha-se de duas salas de aula, um vão entre ambas e um varandado nas duas frentes. Ainda assim demorou até que se viesse uma professora para ocupa-las.
Esteve, ao lado de outro homem daqueles que não se encontra em qualquer esquina, o senhor Abílio Pereira, na batalha por dotar Iuiu de água farta. Conseguiram a conhecida barragem. A bem da verdade, nessa empreitada, Abílio Pereira foi escolhido como o padrinho. O prefeito contemplou Otacílio Lopes da Silva com o prédio escolar e a Abílio Pereira com a barragem.
Durante longas estiagens, as populações sofriam com falta de comida. Que fazia o Véi? Batalhava junto às autoridades, em Carinhanha, para conseguir víveres. Eram feijão, fubá de milho, carne jabá (charque), às vezes óleo, leite em pó e queijo holandês (em latas). Lutava para que a prefeitura de Carinhanha mantivesse as estradas ao menos transitáveis. Esse era O Senhor Otacílio Lopes da Silva que, apesar de político, jamais pleiteou alguma candidatura a Vereador. Preferia indicar candidato a vereador e por ele trabalhar sem nunca ter perdido uma eleição.
Tenho saudades meu velho pai. Muitas saudades. Tenho, igualmente saudades, minha mãe. Rogo para que o Nosso Bom Pai Eterno os tenha em Sua Glória.
Essa é a minha homenagem que lhe faço neste dia dos PAIS!"
Post: Josedalva Farias dos Santos
Depoentes e Fotos:Walter Lopes Frota
Na primeira foto temos Seu Otacilio Lopes,Walter Lopes Frota e Dona Edite Frota(sua esposa).Provável década de 1970
Na segunda foto temos seu Otacílio Lopes,Dr Waguinho e Toni.Provavél década de 1960
A última foto é meu pai e meu avô. Tio Vaguinho, que era 5 anos mais novo que Tone, não está na foto.
ResponderExcluir